Petróleo e Gás

logo-pdpg

Resumo

No Brasil, além da desigualdade socioeconômica ser a geradora remota de dificuldades que afetam o desempenho dos alunos, um outro fator responsável pelo alto índice de evasão e de repetência é uma escola não atrativa, com professores despreparados, o que culmina no desestímulo à permanência na escola. Nesse contexto, observa-se, como consequência, uma grande desigualdade de acesso e permanência da população de baixa renda ao ensino superior. O objetivo deste projeto é trabalhar a diminuição da evasão escolar e o incentivo a profissionalização pelo despertar do interesse de alunos das escolas públicas localizadas no estado do RJ para atuação nos setores de Petróleo & Gás, Biocombustíveis e Petroquímica, áreas de grande potencial de inserção no mercado de trabalho, o que poderá gerar novas oportunidades profissionais e promover sua inclusão social.

Atividades

Nesse projeto é empregada uma metodologia experimental, na forma de oficinas pedagógicas. As atividades experimentais poderão oferecer melhor compreensão dos conceitos científicos e tecnológicos envolvidos na condução de oficinas nas áreas específicas. Com essas ações, espera-se aumentar o interesse dos jovens das escolas públicas participantes pela carreira científica, disseminar a proposta entre outros alunos, estimular a colaboração escola-universidade e, concomitantemente, motivar os professores das escolas parceiras a desenvolverem projetos de ensino inovadores.

Material Informativo

Como resultado das diversas atividades desenvolvidas, foi produzido um conjunto de materiais didáticos que auxiliam no processo de ensino e aprendizagem de temas científicos  em diferentes níveis escolares.