No Brasil, além da desigualdade socioeconômica ser a geradora de dificuldades que afetam o desempenho dos alunos, um outro fator responsável pelo alto índice de evasão e de repetência é uma escola não atrativa. Isso resulta no desestímulo à permanência na escola. Nesse contexto, observa-se uma grande desigualdade de acesso e permanência da população de baixa renda às universidades públicas.

O objetivo do projeto é assegurar aos jovens pertencentes a esse grupo uma educação equitativa, atrativa e de qualidade. Além disso, busca incentivar a profissionalização pelo despertar do interesse de alunos para atuação nos setores de Petróleo & Gás, Biocombustíveis e Petroquímica, áreas de grande colocação no mercado de trabalho. Assim pode-se gerar novas oportunidades profissionais e promover sua inclusão social.

O projeto realiza oficinas pedagógicas com alunos do Ensino Médio em colégios da rede pública da região metropolitana do Rio de Janeiro. É utilizado o método de experimentação para oferecer melhor compreensão dos conceitos envolvidos nas áreas específicas. Com essas ações, espera-se aumentar o interesse dos jovens das escolas participantes pela carreira científica, difundir a proposta entre outros alunos, estimular a colaboração escola-universidade e, ao mesmo tempo, motivar os professores das escolas parceiras a desenvolverem projetos de ensino inovadores.
© 2020 LADQUIM, Laboratório Didático de Química. Todos os direitos reservados.