No Brasil, além da desigualdade socioeconômica ser a geradora de dificuldades que afetam o desempenho dos
alunos, um outro fator responsável pelo alto índice de evasão e de repetência é uma escola não atrativa.
Isso resulta no desestímulo à permanência na escola. Nesse contexto, observa-se uma grande desigualdade de
acesso e permanência da população de baixa renda às universidades públicas.
O objetivo do projeto
é assegurar aos jovens pertencentes a esse grupo uma educação equitativa, atrativa e de qualidade. Além
disso, busca incentivar a profissionalização pelo despertar do interesse de alunos para atuação nos setores
de Petróleo & Gás, Biocombustíveis e Petroquímica, áreas de grande colocação no mercado de trabalho.
Assim pode-se gerar novas oportunidades profissionais e promover sua inclusão social.
O projeto
realiza oficinas pedagógicas com alunos do Ensino Médio em colégios da rede pública da região metropolitana
do Rio de Janeiro. É utilizado o método de experimentação para oferecer melhor compreensão dos conceitos
envolvidos nas áreas específicas. Com essas ações, espera-se aumentar o interesse dos jovens das escolas
participantes pela carreira científica, difundir a proposta entre outros alunos, estimular a colaboração
escola-universidade e, ao mesmo tempo, motivar os professores das escolas parceiras a desenvolverem projetos
de ensino inovadores.